O que REALMENTE é mindfulness?
- Júlia Rittner
- 29 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Muito se fala sobre o mindfulness, mas você sabe mesmo o que é?

As terapias baseadas em mindfulness (TBMs) estão ganhando cada vez mais força entre a medicina, psicologia e educação. Basicamente, nesse contexto, o mindfulness é definido por “estar atento, intencionalmente, à experiência presente”. Ou seja, prestar atenção ao que se está fazendo, sem julgamentos ou opiniões. Mas você sabia que tudo isso surgiu no budismo?
Pois é! O objetivo principal do budismo é gerar uma compreensão maior da natureza do sofrimento, sua causa, extinção e o caminho para isso. A raiz do sofrimento - Dukkha - surge na mente e, portanto, é lá que deve ser cortada.
A palavra “mindfulness” é uma tradução da palavra “sati”, da língua pali - uma das línguas em que os discursos de Buda foram escritos há mais de 2500 anos. Para o budismo, "sati" é um conceito com múltiplas facetas, que inclui vários outros fatores além da atenção.
Sati é o sétimo fator do Nobre Óctuplo Caminho, o caminho budista para a extinção do sofrimento. Ele nos ensina, resumidamente, a manter a consciência de que as coisas são como devem ser e que tudo o que podemos fazer é trazer um pouco mais de bondade a este mundo.
O conceito de sati aparece num sermão de Buda chamado Satipatthana Sutta ou Os Quatro Fundamentos da Atenção. Esse texto central do budismo sistematiza o papel da atenção e seu treinamento, visando alcançar uma visão interna da verdadeira natureza das coisas a partir da percepção total.
Assim, a prática de mindfulness é uma tentativa de reconhecer a realidade nua e crua, sem nossos filtros cognitivos, afetivos e culturais, que geram resposta automática a partir das nossas experiências anteriores. O foco é em aceitar e permitir a experiência cotidiana sem pressão e sem julgamentos.
E aí? Agora que você conhece um pouco mais do assunto, ficou com vontade de começar a praticar?
Referências:
MARTÍ, Ausías Cebolla; GARCIA-CAMPAYO, Javier; DEMARZO, Marcelo. “Mindfulness e Ciência: Da tradição à modernidade”. 2ª edição. São Paulo: Pales Athena, 2014.
YÜN, Venerável Mestre Hsing. “Budismo Significados Profundos”. 2ª edição. São Paulo, 2011.
Komentáře